fbpx
belt pants same color

Se tem passa cinto…

Cinto se passa!

Minhas clientes devem estar cansadas de ouvir minha frase, mas é verdade. Via de regra, se a calça tem passantes (o que eu chamo de passa cinto), o correto é usar cinto. É claro que a razão principal do cinto é literalmente “segurar a calça para não cair”! Entretanto, com o passar do tempo o cinto passou a ser um acessório que tem além de funções práticas, o objetivo de deixar o look mais completo, atual e equilibrar as proporções de quem o usa.

calca caindo rihannaCalça sem cinto – cai fácil, não é Rihanna? 😉

Na hora de escolher um cinto, lembre primeiro das suas proporções, pessoas pequenas ficam melhores com cintos mais estreitos. Já quem é maior, pode usar um cinto mais robusto. É claro que considerando a moda há ocasiões em que o cinto será mais largo ou mais fino, com mais voltas e outras variáveis. Porém, um cinto médio pode ser bem largo em uma pessoa de um metro e meio e bem fino para uma de um metro e oitenta. Assim, pense o que é largo ou fino na sua silhueta!

belt pants same colorObserve a largura do cinto

E a cor do cinto? Aí que vem o pulo do gato. Excetuando-se quando a ideia é realmente fazer o cinto ser o ponto focal do look, via de regra o cinto acompanha a cor da calça. Só que esta regra cai muito bem para quem tem as pernas mais curtas em proporção ao tronco. Quando o cinto é da mesma cor da calça ou saia, visualmente a parte inferior do corpo começa no cós, assim há uma linha alongada até onde aquela cor continuar. Querendo um alongamento maximizado, opte por calçado na cor da calça também. Já, quando o tronco é mais curto em proporção às pernas é possível usar o cinto na cor da blusa para que a parte superior do corpo seja percebida como mais longa.

red belt pantsCinto na cor da calça – alongando parte inferior do corpo

white blouse white beltCinto na cor da blusa – alongando parte superior do corpo

Quando nossas proporções são equilibradas (duas cabeças do queixo à cintura e cinco da cintura aos pés), a escolha do cinto fica bem mais fácil, pois não temos que nos preocupar em alongar qualquer parte, apenas manter. Nesta hora a escolha de um cinto de cor totalmente diferente do look, cortando a silhueta, deixa de ser um problema e surje como opção de estilo. É claro que me refiro a cabeça do corpo em questão! rsrsrs

white pants beige beltCinto como ponto focal – proporção áurea contemplada

 

Lembre-se que para que o cinto ajude a alongar uma das partes do corpo a cor não precisa ser idêntica à peça de cima ou de baixo. Basta que a cor seja no mesmo valor da cor da blusa ou da calça/saia que o efeito já será ok. Ou seja… cor escura com cor escura, cor clara com cor clara.

Então, guarde a regra básica; “se tem passa cinto, cinto se passa”!

by

assinatura 2

Share this post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Translate »